17 Curiosidades sobre a Coca-Cola

coca-cola-1218688_640

  1. A Coca-Cola foi inventada pelo farmacêutico John S. Pemberton, em Atlanta, 1886. Contudo, quem a idealizou foi seu contador, Frank Robinson. Frank também tinha talento com traços – foi ele quem criou a inigualável letra de mão que se tornou o logo oficial da Coca-cola usado até hoje.
  2. Quando a Coca-Cola foi lançada, ela foi anunciada como um tônico para os nervos, indicado para amenizar os sintomas do vício ao ópio e curar impotência masculina.
  3. Os rumores estão corretos – a primeira versão dos produtos Coca-Cola continham cocaína. A droga era vendida naquele tempo como substituta do álcool e acreditava-se que ela era capaz de curar o vício ao ópio. A cocaína foi removida da fórmula em 1903.
  4. A nova garrafa icônica da Coca-Cola foi inspirada na parte da planta de cacau que contém as sementes.
  5. A Coca-Cola gerou grande polêmica ao operar na Alemanha Nazista – muitos dos grandes executivos que operavam na sede alemã eram membros públicos do Partido Nazista.
  6. Eles também patrocinaram as Olimpíadas de Sochi de 2014, apesar do grande apelo público para o boicote do evento devido à lei russa que bania “propaganda de relações sexuais não tradicionais com menores”.
  7. Martin Luther King, Jr. convocou um boicote à Coca-Cola um dia antes de sua morte.
  8. A Coca-Cola vendeu apenas 25 garrafas no ano de seu lançamento.
  9. Hoje em dia mais de 10.000 garrafas do refrigerante são consumidas a cada segundo. No decorrer de um dia, 1,7 bilhões de produtos Coca são vendidos a cada segundo – mais de 3% de todas as bebidas consumidas todos os dias.
  10. Cuba e Coreia do Norte são os únicos países do mundo onde a Coca-Cola não é vendida.
  11. A marca Coca-Cola é estimada em 83,8 bilhões de dólares. Esta quantia é maior do que a soma dos valores das marcas Budweiser, Subway, Pepsi e KFC combinados.
  12. A Coca-Cola afirma que seu nome é a segunda palavra mais conhecida no mundo, logo após “OK.”
  13. Os mexicanos são os maiores consumidores de Coca do mundo, consumindo uma média de 745 garrafas de produtos Coca ao ano. Em comparação, os americanos consomem em média 401 produtos Coca ao ano.
  14. A Coca-Cola acredita ter inventado o conceito de cupons. A empresa distribuía amostras de cupons para Cocas grátis no final de 1886. Eles acreditam ser esta, a razão da popularização da bebida desde a pequena população de Atlanta para todos os Estados Unidos até 1890. Entre os anos de 1886 e 1914, uma a cada dez Cocas eram dadas de graça.
  15. O outro rumor também é verdadeiro – Coca-Cola também é responsável pela imagem de Papai Noel que conhecemos hoje. Em 1931, o ilustrador Haddon Sundblom foi quem desenhou um papai-noel alegre, gordinho, vestindo um gorro vermelho. Nas antigas imagem de papai-noel, o bom velhinho vestia diferentes cores incluindo verde e marrom.
  16. Em 1985, a Coca-Cola se tornou o primeiro refrigerante a ir ao espaço. Astronautas testaram a lata Coca-Cola Space Can a bordo da astronave Challenger.
  17. No ano 2000, a Coca-Cola lançou uma campanha contra a água de torneira, chamada “H2NO”. A tentativa era dissuadir clientes nos restaurantes a pedirem bebidas mais lucrativas como água de garrafa, bebidas não-carbonadas e refrigerantes, ao invés de água da torneira. A campanha nos Estados Unidos tinha com estratégia ensinar aos atendentes como oferecer bebidas alternativas quando os clientes pediam por água.

 

Fonte:curiosowiki.com

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.