Sinais na sua Pele que Indicam Doenças Graves

Existem algumas doenças que estão sempre nos rondando. Quem é que nunca pegou uma gripe daquelas, assim, de um dia pro outro? Estava doando saúde um dia atrás, e de repente já não se aguentava mais em pé. Não é algo nada legal, mas acontece bastante. Existem ainda doenças mais graves que são silenciosas, mas que nosso corpo acaba dando sinais do que está acontecendo. Nossa pele por exemplo, vive nos dando dicas.

A única coisa que precisamos fazer é ficar atentos! Muita gente resolve simplesmente ignorar todos os indícios de que algo pode estar errado, achando que se auto medicar ou apenas deixar o tempo passar vai resolver tudo. Procure sempre por um médico! Esse mesmo pensamento já levou muitos à morte. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 sinais na sua pele que podem indicar graves doenças! Dá uma olhada!

1 – Manchas escuras na pele

Alguma vez já aconteceu com você? De repente você nota que apareceu uma mancha em tom escuro na sua pele, e não faz ideia do que pode ter acontecido. É normal ficar preocupado nesses caso, e é realmente a melhor coisa que pode fazer. A preocupação nos faz correr atrás, ir em busca do motivo para que aquilo tenha aparecido!

Em casos como este, as manchas podem representar um sintoma da doença de Addison, ou mesmo insuficiência adrenal. Outros sintomas que também podem aparecer são dores musculares e a perda de apetite. A pessoa também pode apresentar baixos níveis de açúcar no sangue, bem como pressão arterial baixa. Muito cuidado!

2 – Manchas brancas na pele

Da mesma forma que a aparição de manchas escuras, quando aparecem manchas brancas na pele também é preocupante. Quando ela perde a pigmentação pode ser um sinal de uma doença chamada vitiligo. Você deve conhecer. Se desenvolve a partir morte de células chamadas “melanócitos” pelo sistema imunológico. A cor branca começa a surgir porque essas células já não são mais capazes de produzir pigmentos.

3 – Erupções cutâneas

Caso você tenha alguma dúvida sobre o que vem a ser isso, são alterações na textura da pele. Geralmente são acompanhadas por vermelhidão e irritação, formando pequenos carocinhos. Quando surgem de forma repentina, podem indicar que existe algo errado.

Pode ser que você tenha desenvolvido algum tipo de alergia, seja a alimentos, medicamentos produtos de limpeza ou coisas do tipo. Também pode ser sinal de alguma doença contagiosa, a exemplo da varíola. Neste caso, falamos de uma incidência maior, visto que um aqui ou ali pode apenas ser a picada de um mosquito, por exemplo. De qualquer forma, fique atento!

4 – Edemas

Os edemas são provocados pelo acúmulo de líquido em determinados tecidos de nosso corpo. Normalmente quando você sofre disso, nota que sua pele aparenta estar inchada. Caso isso aconteça, o melhor que pode fazer é ir em busca de um bom endocrinologista. Você pode ter hipotireoidismo!

Isso pode acontecer quando a glândula tireóidea deixa de produzir a quantidade suficiente de hormônios para seu organismo. Perda de cabelo, ganho de peso e fragilidade nas unhas podem ser outros sintomas neste caso.

5 – Acnes e poros entupidos

É normal o aparecimento de muitas acnes no período da puberdade. É nessa fase que estão acontecendo intensas alterações hormonais, que são a principal causa para isso. No entanto, também existem outras razões para que elas surjam: pele muito oleosa, que acaba obstruindo os poros, desequilíbrios hormonais e até mesmo problemas de digestão!

É sempre importante ficar atento a isso. Acnes sempre são consequências de algo e para saber como acabar com elas, é preciso encontrar o motivo para que elas tenham começado a nascer. O ideal é sempre procurar pela ajuda de um dermatologista!

6 – Descamação

Muitas pessoas sofrem com isso. Começa a descamar de repente, como se estivéssemos trocando de pele… É algo bem estranho mesmo. Se você passa por isso, fique atento! Pode ser consequência de falta de vitaminas, reações alérgicas, ou ainda dermatite seborreica. Quando vem acompanhada com outros sinais, pode ser um forte sinal de uma grave doença. Procure por um médico!

7 – Suor excessivo

Você é desses que mesmo dentro de um espaço bem ventilado começam a transpirar? Isso pode ser um sinal te alertando que algo não está certo. Se você não está nervoso ou ansioso com algo, então pode realmente ficar preocupado. Você pode ter desenvolvido a doença de Graves.

Trata-se de uma doença auto-imune afetando a tireoide. Desta forma, a pele fica mais sensível e pode ser que também coce de forma mais intensa que o normal. Da mesma forma, procure por um médico!

Fonte: fatosdesconhecidos

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário