8 combinações de alimentos que podem arruinar a sua saúde

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que alguns alimentos acabam não fazendo bem para você se ingeridos juntos. E, apesar de muitos acharem que tudo isso não passa de baboseira, assim como a famosa história da manga com leite, algumas misturas realmente podem causar mal estar quando colocadas juntas umas as outras. Dai aquela coisa de dizer que você passou mal ou não está se sentindo bem porque comeu um monte de coisas aleatórias. E ninguém quer passar mal por comer, não é mesmo?

Mas, porquê isso acontece? Bem, no dia-a-dia acabamos fazendo uma enorme mistura em nosso estômago e isso não faz bem. Cada alimento tem uma forma de digestão diferente, fazendo com que aqueles mais leves só atravessem o intestino depois que os mais pesados já passaram pelo processo. A consequência disso é que, enquanto isso não acontece eles acabam ficando parados por lá durante algum tempo, até mesmo por horas. Fazendo com que a temperatura chegue a 38 ou 40 graus durante a pré-digestão e que, consequentemente, uma fermentação seja gerada e o seu organismo fique intoxicado.

E é exatamente por isso que não se deve comer alimentos como tomate e pepino juntos, já que eles possuem um tempo de digestão diferentes. Essa reação pode gerar inchaço, gases, dores, náuseas e outros problemas intestinais. Tudo isso porque os alimentos não foram absorvidos corretamente. Por isso é sempre bom evitá-los, e esses são alguns exemplos do que não deve ser ingerido em conjunto.

1 – Batata e carne

Talvez essa seja uma das combinações mais difíceis de se aceitar. Afinal, quem não gosta daquela batata assada ou frita com uma boa carne? Pois é, essas duas opções estão presentes em praticamente todo churrasco ou restaurante e são irresistíveis. O problema é que elas, juntas, podem trazer grandes consequências. A batata contem amido, que precisa de algum alcalino para a sua digestão. Enquanto a proteína da carne necessita de ácido para terminar o processo. Dessa forma, os dois juntos acabaram ficando parados no seu estômago durante muito tempo, gerando arrotos, gases e até dores.

2 – Banana com leite

Muitas batidas acabam sendo preparadas utilizando esses dois ingredientes. Mas, ainda que seja algo comum e pareça uma mistura inofensível não é bem assim que elas funcionam dentro de você. De acordo com uma nutricionista, frutas doces como a banana devem ser ingeridas sozinhas e sem acompanhamentos. Ao contrário isso fará com que elas retardem o processo da digestão e tornem tudo mais lento.

3 – Queijo e legumes

Essa pode ser uma mistura não muito comum, e esperamos que continue assim, mas ainda tem aqueles que o fazem. Quando você como queijo, seja ele qual for, e o mistura com algum legume isso provoca reações negativas. Se você já fez essa mistura provavelmente acabou se sentindo inchado depois disso, e é exatamente essa a sua reação.

4 – Frutas ácidas e produtos lácteos

Algumas sobremesas acabam funcionando exatamente dessa forma. Mas, ainda assim, essa mistura não é saudável e pode te causar uma intoxicação, principalmente se consumidos pela manhã. As frutas ácidas, como o abacaxi, por exemplo, contém bromelina, um complexo de enzimas que, quando misturada com algum produto lácteo gera essa reação.

5 – Sanduíche com queijo e café

Esse é um tipico café da manhã de pessoas sem tempo. Padarias e lanchonetes servem essas opções no cardápio e são a preferencia de muitas pessoas. Afinal, nada mais rápido e fácil do que esses dois acompanhamentos. Apesar disso, a combinação faz com que os benefícios presentes no queijo se percam. Além de fazer com que os carboidratos do pão atrapalhem a absorção do cálcio. Tudo isso, juntamente com o café, destruirá completamente o processo de digestão.

6 – Macarrão com carne moída

Há quem ouse fazer essa mistura no preparo das massas. Mas, nesse caso, as coisas podem ser ainda mais sérias do que se imagina. As suas glândulas salivares produzem enzimas para transformar o carboidrato em uma forma simples de açúcar. O problema é que a proteína, presente na carne, juntamente com o açúcar geram uma reação perigosa. Ela pode acabar causando doenças cardiovasculares.

7 – Frutos secos e cerveja

Frutos secos são considerados um ótimo aperitivo para acompanhar aquela cerveja gelada. Essa mistura é bastante comum naquele encontro com os amigos e também acabou se popularizando em bares. A maioria acredita que isso faz com que você não fique tão mal devida a ingestão de bebidas, mas a verdade é bem o contrário. O excesso de sal presente nesses alimentos causa desidratação e faz com que o desejo de beber aumente cada vez mais.

8 – Tomate com pepino

Como falamos no começo da matéria, essa mistura não é nada interessante. Colocar alguns tomates e pepinos nas saladas acaba sendo muito comum em quase todos os lugares, seja em sua própria casa ou mesmo em restaurantes, mas não são nem um pouco interessantes juntos. Uma pesquisa recente mostrou que os dois juntos formam sais responsáveis por gerar aquele inchaço. E, ainda por cima, as vitaminas presentes neles acabam não sendo absorvidas da forma como deveriam.

Algumas dessas misturas parecem realmente irresistíveis. Nos acostumamos tanto com elas que parece algo completamente natural. O problema é que a maioria nem imagina o mal que elas, juntas, podem causar para o seu corpo. Você provavelmente tem o costume de fazer alguma dessas misturas no seu cotidianos, certo? Mas, já sabia que elas faziam mal para você?

Fonte: fatosdesconhecidos

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário