8 Sinais que o corpo dá quando precisa de mais vitaminas – e como prevenir

Pessoas de diferentes lugares e idades sofrem com o problema de falta de vitaminas, que pode provocar muitos efeitos desagradáveis no corpo. A alimentação é a base de tudo, e é por isso que devemos nos alimentar de forma saudável e balanceada, com as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Conheça abaixo alguns sinais que o corpo dá quando está deficiente de algumas vitaminas. Entretanto, é bom lembrar que esses sinais também podem significar problemas que não têm relação com a deficiência de vitaminas. Na dúvida, sempre consulte um médico.

1 – Rachaduras nos cantos da boca

Rachaduras nos cantos da boca indicam que o corpo está sentindo falta de vitaminas B3, B2 e B12, que são ricas em ferro e zinco. Tente comer mais aves, peixe (salmão), ovos, feijões e nozes. É recomendável a combinação desses alimentos com vegetais, pois a vitamina C ajuda a combater infecções e melhora o metabolismo do ferro.

2 – Pequenos inchaços na pele do quadril e das mãos

Isso pode acontecer devido à falta de vitaminas A, D e ácidos graxos. Tente diminuir a quantidade de gordura trans consumida. Além disso, consuma mais salmão e nozes. Não se esqueça da vitamina A encontrada em vegetais como cenoura ou pimentão.

3 – Perda de cabelo

A razão pode ser falta de vitamina B7 (biotina), que atua na formação da pele, unhas e cabelo, por exemplo. Os sintomas da deficiência de biotina incluem cabelos e unhas frágeis, erupções cutâneas, depressão, apatia, formigamentos e alucinações. Para aumentar o consumo de B7, coma mais amêndoas, soja, batata, bananas, nozes, ervilha, cenoura, aveia, e evite o cigarro.

 

4 – Cãibras

Cãibras frequentes significam que seu corpo está com falta de cálcio, magnésio e potássio. Isso pode acontecer se você praticar muitos esportes, pois muitos minerais são expelidos no suor. Para ajudar na solução do problema, coma mais nozes, abóbora, banana e maçã.

[ninja-popup ID=60003] [/ninja-popup]

5 – Manchas nos dentes

Podem ser causadas por deficiência de vitamina D. Pesquisas mostraram que pessoas com falta de vitamina D frequentemente sofrem de periodontite, que é uma infecção gengival grave. Uma dieta que inclui alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D é muito importante para a saúde dos dentes. Coma produtos lácteos, arroz integral, tomate, feijão, peixe, frutas cítricas e uvas.

6 – Olhos amarelados

A falta de vitamina B12 pode causar esse problema. Inclua mais fontes dessa vitaminas em sua dieta, consumindo fígado, leite, salmão, atum e carneiro. Essa vitamina previne problemas cardíacos e derrame cerebral, e é necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.

7 – Erupções cutâneas

Este problema tão desagradável pode ser causado por falta de vitamina B7 (biotina). É possível aumentar a quantidade de ingestão de biotina consumindo alguns alimentos que contêm essa vitamina, como cogumelos, batatas, queijo, ovos cozidos, espinafre e couve-flor.

8 – Dormência nos seus membros

Não comer alimentos ricos em vitaminas B6, B12 e B9 (ácido fólico) é um dos motivos para sentir essa dormência. Essas vitaminas influenciam na produção de células sanguíneas saudáveis, que são necessárias para o transporte de oxigênio para as células. Para melhorar o problema, coma mais feijão, frutas cítricas, frutos do mar e aves.

Fonte: tudointeressante

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário