Água de coco vira ingrediente-sensação dos cuidados com a pele

Fruto permitido (Foto: Eduardo Svezia)

Já imaginou potencializar o efeito de seus cremes e séruns com a água de coco? Depois da febre do óleo de coco, é a vez do líquido encontrado no fruto tropical, tão familiar para nós, mostrar seu potencial como ativo-estrela no skincare. Composto por 95% de água e 5% de minerais e nutrientes, o ingrediente caiu nas graças da indústria cosmética por sua propriedade hidratante e antioxidante, devido à grande concentração de ácidos graxos, que nutrem e revigoram o tecido cutâneo.

“A água de coco funciona como um isotônico natural e é rica em eletrólitos que repõem a hidratação da pele. Somada a uma rotina de cuidados, ajuda na regeneração celular da cútis graças aos ativos antioxidantes que combatem os radicais livres”, explica a dermatologia Cristiane Gonçalves, do Rio de Janeiro.

O ingrediente vem se popularizando junto à onda de produtos de belezagreen, que priorizam fórmulas mais limpas e naturais. No skincare, a água do coco desempenha a mesma função de quando ingerida, repondo sais minerais como potássio, magnésio, cloro e sódio, que ajudam a pele (e também os cabelos) a reter mais água. “Seu caráter de reposição eletrolítica faz com que o corpo restabeleça o grau natural de hidratação e reponha os minerais perdidos pela transpiração, contribuindo para uma pele mais viçosa e nutrida”, explica a nutricionista queridinha das cariocas Patricia Davidson, que acaba de inaugurar uma clínica em São Paulo.

A água do coco ainda é rica em ácido láurico, ingrediente com ação antibacteriana e antifúngica, que faz dela uma ótima aliada à rotina de cuidados para a melhora da oleosidade e da acne – além de limpar profundamente como um tônico adstringente.

Água de coco vira ingrediente-sensação dos cuidados com a pele (Foto: Zach Gold)

O boom é real: depois que o óleo de coco saiu da cozinha funcional e invadiu as prateleiras de beauté, novos produtos à base dos derivados do fruto começaram a pipocar no mercado. É o caso das marcas californianas (sempre elas!) Herbivore Botanicals, First Aid Beauty e Pearlessence, pioneiras em criar linhas de skincare que levam a água do coco como ingrediente principal, trazendo fórmulas sem conservantes, óleos minerais e parabenos.

O mercado de maquiagem também entrou na onda: a Marc Jacobs levou o ativo para sua linha Under(cover) Perfecting Coconut, com primers para face e olhos; a Too Faced acaba de lançar no Brasil uma base e um corretivo que têm essa água como base das fórmulas; e a Urban Decay apostou no ativo no spray fixador de make Quick Fix.

Ao contrário do óleo de coco, a água é leve e rapidamente absorvida pela pele e pelo cabelo – opção mais compatível ao biotipo das brasileiras – e pode ser usada assim que retirada do fruto, para refrescar, tonificar e potencializar a ação dos cremes de rosto, corpo e cabelo no dia a dia. “In natura, ela pode ser usada como uma espécie de água termal, para refrescar e acalmar a cútis”, explica Christiane Gonzaga, que alerta que o produto deve ser sempre natural, já que as versões industrializadas podem conter aditivos e outros conservantes que prejudicam a pele e o cabelo.

Já jogou água de coco nos fios para hidratá-lo? Pois foi esse ritual caseiro que inspirou a criação do Hidratante Capilar Spray Água de Coco da linha de cosméticos do Laces, salão paulistano especializado em tratamentos botânicos. “A água do coco repõe água e minerais da fibra capilar e do couro cabeludo de forma tão eficaz quanto simples, já que é uma substância que está em pleno equilíbrio com nosso corpo. Pela sua fácil absorção, pode ser usada em qualquer tipo de cabelo”, explica a fundadora Cris Dios, que desenvolveu uma fórmula bem natural, à base de água e óleo de coco orgânicos.

Fonte: Vogue

 

 

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.