Animal marinho albino que apareceu em Cabo Frio volta para o mar; vídeo

O animal marinho albino de espécie ainda não identificada que apareceu na Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, na manhã desta terça-feira (15), voltou para o mar no começo da tarde. Um grupo de agentes ambientais formou uma área de isolamento entre os banhistas para que o animal tivesse espaço para voltar para a água.

Segundo Leonardo Sandre, presidente da associação de Guarda Parques do Rio de Janeiro(AGP-RJ) e coordenador de fiscalização do Parque Estadual da Costa do Sol, que registrou as imagens, o animal andou por cerca de 150 metros na areia.

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, que esteve no local, trata-se de um leão-marinho ou de um lobo-marinho, mas ainda não é possível afirmar com exatidão. De acordo com o especialista, por ser albino o animal é bastante raro, principalmente para esta região.

Animal marinho albino é encontrado em Praia de Cabo Frio (Foto: Eduardo Pimenta/Arquivo pessoal)
Animal marinho albino é encontrado na Praia do
Forte de Cabo Frio (Foto: Eduardo Pimenta/Arquivo
pessoal)

“Ele é um animal grande e muito raro só por ser albino. Ainda não podemos dizer com precisão qual a nomenclatura dele, mas acredito que seja um leão-marinho mesmo”, disse Pimenta.

A área onde o animal estava foi cercada pelo Corpo de Bombeiros para evitar a aproximação de banhistas. Especialistas em animais marinhos de um projeto ligado à Petrobras foram ao local para tentar identificar a espécie.

“O animal está aparentemente saudável, mas com umas cracas fixadas. Parece bem. Acredito que ele esteja na região por conta da frente fria que veio do extremo sul do Brasil ou até mesmo da região das Malvinas (Argentina)”, afirmou Eduardo Pimenta.

Devido ao feriado da Proclamação da República, Cabo Frio está recebendo muitos turistas. Segundo o município, quase 100 mil pessoas viajaram para o balneário. Por conta do tempo fechado, o animal se tornou um atrativo e diversas pessoas se aglomeraram em volta dele.

Fonte: G1

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.