Bola de sujeira de 64 metros entope esgoto no Reino Unido

Fatberg é uma bolha de sujeira que aparece em esgotos (Foto: Reprodução/Twitter @SouthWestWater)

Um “monstro” de 64 metros de comprimento entupiu o esgoto de Sidmouth, cidade no sudoeste da Inglaterra. Autoridades britânicas disseram que trata-se de um fatberg: composto formado pela solidificação de graxa, lenços umedecidos, gordura, papel higiênico, materiais orgânicos e outras substâncias que não se dissolvem e são comumente encontradas em esgostos.

A remoção da grande bolha de sujeira pode durar até oito semanas. Segundo o portal Live Science, os trabalhadores deverão usar jatos de água de alta pressão para quebrar o fatberg. Mesmo que a massa seja totalmente retirada, a estrutura da área afetada vai demorar meses para ficar totalmente restaurada.

Em 2017, o esgoto de Londres passou pelo mesmo problema. Na ocasião, o composto era de 250 metros de comprimento e pesava 143 toneladas. Após a remoção, parte do fatberg ficou exposto do Museu de Londres.

Fatberg é formado por papel higiênico, lencinhos, matéria orgânica e outros itens (Foto: Reprodução/Twitter @SouthWestWater)

Ainda de acordo com o Live Science, os britânicos têm o hábito de usar lenços umedecidos no banheiro e acabam fazendo o descarte diretamente em pias ou vasos sanitários. Com isso, muitos esgotos ficam entupidos.

Inclusive, o governo do Reino Unido chegou até propor a proibição total dos lencinhos. Mas, por enquanto, autoridades de Sidmouth pediram apenas para que os moradores evitem o descarte incorreto destes materiais.

Fonte: Jornalciencia

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.