Concreto solar promete revolucionar a construção civil

www.dw.com

Pesquisadores criaram um concreto que funciona como uma placa solar e pode gerar eletricidade. Em condições ideais de iluminação, um metro quadrado pode gerar 20 watts de energia.

Na Universidade de Kassel, na Alemanha, pesquisadores criaram um concreto solar que gera energia usando o mesmo princípio das placas solares. Para isso, o concreto convencional é misturado com grafite – um condutor elétrico. Depois de sólido, esse “novo” concreto pode ser utilizado como pólo positivo ou negativo. Ele então é pulverizado com várias camadas de tinta no material e o resultado é a chamada “célula solar sensibilizada por corante”, que gera eletricidade por meio da realização de fotossíntese artificial. Quanto mais células na parede de uma casa, mais energia é produzida. Para isso, as células devem ser interligadas. Em condições ideais de iluminação, um metro quadrado gera 20 watts de energia.

Fonte: dw.com

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário