Elegante casa de adobe capta energia solar que quase zera conta

O caldeirão cultural repleto de histórias ricas compõem Santa Fé, a capital do Novo México, nos Estados Unidos. Por lá, as construções em adobe são comuns e os moradores encontram maneiras criativas de manter certas tradições sem perder a contemporaneidade. Exemplo disso é uma casa de adobe super interessante que está à venda na cidade.

Localizada a apenas 10 minutos do centro, a casa é enorme: possui quatro quartos e quatro banheiros. Os ambientes são amplos, possuem muita madeira, lareira, tons amarronzados e neutros e alguns toques de azul. Eles combinam perfeitamente com adobe, que é uma mistura de argila, areia, água e outros componentes naturais para a criação de tijolos crus. Para um leigo em arquitetura, ao uma olhar uma foto da residência seria fácil acreditar que trata-se de uma construção instalada em algum país do Oriente Médio.

Não bastasse a beleza interna, há um espaçoso pátio de entrada e uma vista para os famosos Montes Sangre de Cristo. A construção ressalta a entrada abundante de luz, que proporciona mais conforto e menos consumo de energia. Aliás, foi instalado um sistema solar eficiente que garante aos moradores contas de energia elétrica que não chegam a dez dólares -, algo impensável para os padrões do país.

Em geral, todos os ambientes são compostos por móveis que aparentam ser antigos -, ainda que não sejam ou tenham sido reformados. Os ambientes que menos seguem este padrão são a cozinha e sala, que acabam sendo mais modernos. E a casa está à venda por US$ 918 mil dólares, pelo site dá para conferir mais fotos da residência.

Fonte: Ciclovivo

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.