Herdeiro da Gol Linhas Aéreas alvo de busca da PF

aquiemcima.blogspot.com

Constantino de Oliveira Júnior, também conhecido como Constantino Júnior é um empresário brasileiro. Nascido em Patrocínio (MG), em 12 de agosto de 1968, foi criado em Brasília. Começou a trabalhar como digitador em uma das empresas do pai aos 14 anos. Fascinado por mecânica, esportes e velocidade, descobriu logo cedo duas paixões: o automobilismo e a aviação.Cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships.

Aprendeu a pilotar aviões aos 15 anos e, em 2001, ao lado dos irmãos Joaquim, Ricardo e Henrique, fundou a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a primeira low cost do mercado brasileiro. A empresa se transformou em uma das principais do setor, chegando a deter, em dezembro de 2013, 37,3% do market share doméstico, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em apenas três anos, em junho de 2004, a empresa estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e na Bolsa de Nova York (NYSE).

À frente da GOL como presidente, liderou o processo de redução do preço de passagens aéreas no país, contribuindo para que 65 milhões de brasileiros viajassem de avião pela primeira vez nos últimos 10 anos. Adquiriu a Varig, em 2007, e a Webjet, em 2012, assumindo a liderança em algumas das principais rotas do país e ampliando sua malha e frota, composta por jatos Boeing 737, modelos 700 e 800.

Ao longo dos anos, estabeleceu alianças com companhias aéreas internacionais para ampliar a oferta de mais rotas aos clientes, com novos destinos no exterior. Hoje a empresa possui contratos de code-share e interline com alguns dos principais players da aviação global como Delta Air Lines, Air France, KLM, Aerolineas Argentinas, TAP, Qatar, Alitalia, Iberia e Copa Airlines.

Dando início a uma nova fase na história da companhia, Constantino Junior é presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 6 de julho de 2012. Entre março de 2004 e julho de 2012 acumulou as funções de diretor-presidente e membro do Conselho de Administração. Foi substituído na presidência da GOL por Paulo Kakinoff. Em abril de 2013, a GOL realizou o IPO (Oferta Pública Inicial de Ações) da Smiles, administradora do seu programa de fidelidade, empresa da qual Constantino também é presidente do Conselho de Administração.

Empresário é filho de Nenê Constantino, pai do fundador da Gol. Henrique Constantino, filho do empresário Nenê Constantino, também foi alvo da Operação Sépsis deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal. Segundo fontes da investigação, endereços dele foram alvo de mandado de busca e apreensão.  Nenê é pai do fundador da companhia aérea Gol. A firma não é alvo da operação.

O objetivo da operação é investigar um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal. A operação teve como base delações do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto e de Nelson Mello, ex-diretor da empresa Hypermarcas.

De acordo com investigadores, Fabio Cleto informava os nomes das empresas que pediam financiamento com recursos do FGTS a Lúcio Funaro, que procurava as empresas e pedia propina para agilizar a liberação do dinheiro. Segundo os investigadores, a propina era dividida entre Funaro, Cleto e Cunha.

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.