Incrível! 8 engenheiros mais impressionantes da natureza

1. Pássaro tecelão-sociável

1165

557

369

A espécie é nativa da África do Sul e Namíbia e tece enormes ninhos comunitário que podem hospedar centenas de aves em várias gerações. Estes ninhos, feitos de paus e capim, são permanentes. As câmaras internas mais profundas mantém uma temperatura mais elevada durante a noite, permitindo que os pássaros fiquem quentes.

2. Formigas tecelãs

643

As formigas tecelãs, que vivem na África Central e no Sudeste Asiático, reúnem folhas para formar seus ninhos e as unem com uma espécie de seda que elas mesmas produzem. Estes ninhos podem variar em tamanho, chegando até um metro de comprimento.

3. Caramancheiro ou pássaro sedutor

3

1166

838

O macho dessa espécie cria pequenas cabanas, feitas com grama e paus, para atrair as fêmeas. Essas aves costumam enfeitar suas construções com besouros, flores e outros detalhes coloridos. Mas as fêmeas desses pássaros não usam esses ninhos para criar seus filhotes.

4. Cupins-bússola

1221

1416 (1)

1318

Essa espécie de cupim constrói grandes montes, que servem como ninhos. Esses cupinzeiros seguem, mais ou menos, uma orientação norte-sul, o que lhes dá o nome. Acredita-se que esta forma ajude a manter seus montes ficarem termorregulados.

5. Abelhas

1515

3

Todo o ciclo de vida das abelhas gira em torno da construção de seus ninhos. É nesses ambientes, que elas produzem cera e o alimento para seus filhotes: o delicioso mel!

6. Formigas europeias

Sem título

Elas constroem grandes montes no chão da floresta para abrigar seus ninhos. Aliás, uma curiosidade sobre esses ninhos é que eles são interligados entre si, como uma saída de emergência para que elas tenham para onde fujir, caso haja alguma catástrofe.

7. João-de-barro

Sem título

 

1912

Essa espécie constrói seu ninho usando barro e lama. Estes ninhos são fortes o suficiente para proteger esses pássaros de seus predadores. Além disso, depois que o joão-de-barro abandona esse lugares, eles ainda servem como esconderijos para algumas outras espécies.

8. Tecelão-de-baya

206

2312

2211

2112

Esses pássaros costumam construir seus ninhos elegantes suspensos em palmeiras e acácias espinhosas, onde os predadores dificuldade os alcançariam. É mais comum encontrar esses ninhos agrupados em colônias, embora os isolados existam também.

Fonte: Bored Panda

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.