Jovem de 16 anos morre eletrocutado por seus fones de ouvido

Um garoto de 16 anos foi encontrado morto em sua casa, na cidade de Rembau, na Malásia. A causa de seu falecimento? Um fortíssimo choque elétrico que teria sido causado pelo uso de fones de ouvido ligados a seu celular enquanto o aparelho estava ligado a uma tomada pelo carregador. Quem encontrou Mohd Aidi Azzhar Zahrin já sem vida foi sua mãe: o garoto tinha sangue saindo do ouvido e um de seus fones estava derretido por causa da carga elétrica. A polícia não revelou a marca do celular envolvido no acidente.

Nós sabemos com certeza que o carregador em si falhou e que ele criou um arco entre a entrada de 240 volts e a saída de 5 volts

Foi apenas nos dias seguintes que os médicos legistas atestaram a morte de Mohd por eletrocussão, visto que o garoto não possuía nenhum tipo de ferimento externo. O irmão do falecido afirmou que já havia tomado um choque no carregador de Mohd, indicando que o cabo realmente poderia estar apresentando algum defeito. A imagem a seguir é forte: mostra o garoto após o acidente fatal, clique para ver por sua conta.

Não é a primeira vez que relatos de pessoas eletrocutadas por seus fones de ouvido são divulgados. Um dos casos, inclusive, aconteceu no Brasil, mais exatamente na cidade de Riacho Frio, Piauí, onde a garota Luiza Pinheiro também foi encontrada morta por sua família e, pior, seus fones havia derretido e se fundido ao corpo da menina. O caso foi bastante similar: Luiza estava ouvindo música em seu celular enquanto o carregava, ligado à tomada.

Outros casos muito parecidos também aconteceram na Índia e na Austrália, e em todos eles há o mesmo fator – o smartphone sendo carregado enquanto o usuário escuta algo nos fones de ouvido. “Nós sabemos com certeza que o carregador em si falhou e que ele criou um arco entre a entrada de 240 volts e a saída de 5 volts”, disse Lynelle Collins, da NSW Fair Trading, uma divisão cujo foco é criar um mercado justo, seguro e equitativo na região de New South Wales, na Austrália. “Sabemos que o carregador falhou.”

Portanto, fica a dica aqui para todo mundo: evite usar fones de ouvido conectados a um celular que está carregando – a chance de você tomar um choque e se machucar e até morrer é bastante considerável. Espere seu aparelho carregar primeiro para ouvir sua música com segurança.

Fonte: Megacurioso

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.