Peixe enorme nunca visto no Hemisfério Norte encalha em praia na Califórnia

Um peixe enorme, de aparência estranha, apareceu morto em uma praia na Califórnia, nos Estados Unidos.

O animal de dois metros e meio foi encontrado na Reserva de Petróleo e Carvão de Santa Barbara, no sul do estado, na semana passada. Pesquisadores norte-americanos primeiro pensaram que era um peixe-lua, mas não sabiam a espécie. Para descobrir, alguém postou fotos do animal no iNaturalist, uma espécie de fórum de natureza e especialistas ficaram curiosos.

Pesquisadores da Austrália e Nova Zelândia afirmaram que o enorme animal marinho se tratava do chamado Mola Tecta, uma espécie de peixe-lua recém descoberta na Nova Zelândia. Até então, o Mela Tecta só tinha sido visto na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Chile – à exceção de um na Holanda, em 1890, que está registado em desenhos e documentos da altura.

O mistério

Segundo a bióloga marinha Marianne Nyegaard, que descobriu a espécie em 2017, existem cinco espécies de peixe-lua e são de lugares diferentes. Uma espécie gosta de águas tropicais, outro dos subtrópicos e o Mola Tecta prefere águas temperadas, disse Nyegaard à CNN.

“É por isso que é tão intrigante porque apareceu na Califórnia”, disse ela. “Sabemos que existem água temperada por aqui e na costa do Chile, mas como o animal cruzou o equador? É algo intrigante.”

Ninguém sabe ao certo como o Mola Tecta chegou até a América do Norte. Nyegaard disse que pretende comparar uma amostra genética do animal encontrado na Califórnia com suas amostras de peixes da Austrália e de sua região.

“Não é incomum que o peixe-lua nade tão longe”, disse Nyegaard. “No futuro, vamos entender se esse peixe ocorre regularmente na costa da Califórnia ou se é um caso isolado.”

Os peixes-lua são os peixes ósseos mais pesados ​​do mundo. Eles podem pesar cerca de 900 quilos e crescer 6 metros de comprimento. O Mola Tecta se difere das outras espécies por sua estrutura óssea e escala.

Fonte: gooutside

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.