Quase 240 jogos e 69 rivais depois, Brasil encontra a Bélgica pela quinta vez

Em 2002, melhores momentos de Brasil 2 x 0 Bélgica pelas oitavas da Copa do Mundo

Em 2002, melhores momentos de Brasil 2 x 0 Bélgica pelas oitavas da Copa do Mundo

Brasil e Bélgica vão medir forças num mata-mata de Copa do Mundo pela segunda vez na história. Mas trata-se de um confronto raro no futebol. Quando entrarem em campo em Kazan, na próxima sexta-feira, será apenas a quinta vez que as duas seleções vão se enfrentar.

A última foi justamente em um Mundial: vitória da Seleção por 2 a 0 nas oitavas de final em 2002, gols de Ronaldo e Rivaldo (relembre no vídeo acima). Desde então, o Brasil disputou 239 partidas e enfrentou 69 adversários. Nenhum deles a Bélgica.

Top 5 de rivais desde o último Brasil x Bélgica:

  1. Argentina: 18 jogos
  2. Chile: 15 jogos
  3. México: 13 jogos
  4. Colômbia: 12 jogos
  5. Equador e Paraguai: 11 jogos

Nos últimos 16 anos, o maior rival da Seleção foi a Argentina: 18 jogos. Seguida de perto por Chile (15), México (13) e Colômbia (12). Entre seleções europeias, a Inglaterra lidera a lista de adversários no período, com sete partidas. O Brasil ainda enfrentou quatro clubes/combinados nesse período: Catalunha, Hong Kong, FC Luzern (Suíça) e Al-Kuwait.

Brasil x Bélgica em 2002 teve um lance polêmico: um gol mal anulado de Wilmots quando o placar ainda estava 0 a 0 (Foto: Getty Images)

Brasil x Bélgica em 2002 teve um lance polêmico: um gol mal anulado de Wilmots quando o placar ainda estava 0 a 0 (Foto: Getty Images)

Aquela Bélgica que enfrentou a Seleção no dia 17 de junho de 2002 nada tem a ver com a equipe atual. Desde então, o país viu nascer a sua geração mais promissora, comandada por nomes como Courtois, Hazard, De Bruyne e Lukaku.

Pararam nas quartas de final da última Copa do Mundo e chegaram mais experientes à Rússia em busca de sua melhor participação na história. Se vencerem o Brasil, os belgas vão igualar 1986, quando chegaram à semifinal.

Top 5 de rivais desde o último Brasil x Bélgica (sem seleções das Américas):

  1. Inglaterra: 7 jogos
  2. Japão: 6 jogos
  3. Portugal, França e Alemanha: 5 jogos
  4. Itália, Turquia e Croácia: 4 jogos
  5. Rússia, Aústralia, Gana, Holanda, África do Sul e Suíça: 3 jogos

– Mais um jogo decisivo, mais uma final. Vamos enfrentar uma seleção muito qualificada, uma geração belga muito boa. Conheço alguns jogadores, já os enfrentei e sei de suas qualidades. Temos um padrão de jogo e não devemos mudar muita coisa. Estamos crescendo muito a cada jogo e temos que manter essa mesma linha para chegar à semifinal – disse o zagueiro Marquinhos.

Os quatro confrontos entre Brasil e Bélgica na história:

24/4/1963 – Bélgica 5 x 1 Brasil (Bruxelas) – amistoso
2/6/1965 – Brasil 5 x 0 Bélgica (Rio de Janeiro) – amistoso
12/10/1988 – Bélgica 1 x 2 Brasil (Antuérpia) – amistoso
17/6/2002 – Brasil 2 x 0 Bélgica (Kobe) – Copa do Mundo

O retrospecto é favorável ao Brasil. Nos quatro jogos realizados, três vitórias e uma derrota. A bola rola na próxima sexta-feira, às 15h (de Brasília), em Kazan. O vencedor vai enfrentar França ou Uruguai na semifinal da Copa do Mundo.

Fonte: globoesporte

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.