Sete alimentos hidratam, rejuvenescem e clareiam pele; veja

Popularmente utilizados para tratar problemas de saúde, os alimentos naturais também contribuem para a melhora da aparência da pele devido aos seus valiosos nutrientes que trabalham a favor da regeneração celular e da eliminação das toxinas. Com isso, frutas, legumes e algumas bebidas auxiliam no rejuvenescimento, na hidratação e até mesmo evitam o inchaço.

E não importa a maneira como eles serão consumidos. “Todos os alimentos trazem vantagens ao serem ingeridos, assim como podem dar resultado se aplicados diretamente na pele”, explica Cristiane Braga, dermatologista e nutróloga, pós-graduada em medicina do antienvelhecimento. Confira, a seguir, sete alimentos que cuidam naturalmente da pele.

 
Devido aos seus valiosos nutrientes que trabalham a favor da regeneração celular e da eliminação das impurezas orgânicas, alimentos melhoram a aparência da pele
Devido aos seus valiosos nutrientes que trabalham a favor da regeneração celular e da eliminação das impurezas orgânicas, alimentos melhoram a aparência da pele

Foto: Shutterstock

Pepino
Famoso por combater olheiras, o pepino tem a temperatura natural mais baixa, o que contrai os vasos sanguíneos e reduz o tom escuro ao redor dos olhos. Além disso, ele combate o inchaço facial, como as bolsas palpebrais, se for aplicado por meio de máscara ou rodela. Devido à combinação de ácido fólico e vitamina C, o legume confere um aspecto renovado ao rosto.

Camomila
Rica em aloe vera, a camomila é ideal para eliminar o inchaço e proteger o corpo de alergias. Devido à presença do óleo essencial azuleno em sua composição, a erva tem poder anti-inflamatório, calmante e relaxante, sendo perfeita para fazer compressas quentes em quem tem a pele sensível ou apresenta vermelhidão momentânea.

Água de coco
Graças à presença de poderosos minerais antioxidantes, a água de coco auxilia na hidratação da pele, além de rejuvenescê-la ao combater os radicais livres. Ao ser ingerida, usada por meio de máscara ou aplicada diretamente na face, ela resgata o equilíbrio hídrico da pele devido aos seus outros importantes elementos como açúcares e aminoácidos essenciais.

Mamão papaia
Seu alto poder anti-idade se deve à concentração de vitamina C, maior do que em frutas como a laranja, o que proporciona aumento na elasticidade e firmeza, principalmente quando a parte interna de sua casca entrar em contato com a pele. Por agir também como adstringente, ele combate a acne e auxilia na desobstrução dos poros. Consumido em fatias ou em suco, o mamão papaia protege contra os danos causados pelo sol. “Por conter betacaroteno, o alimento funciona como um filtro solar e aumenta a proteção contra a radiação”, explica a dermatologista.

Mel
Altamente hidratante, o mel – usado em diversas receitas de máscaras faciais feitas em casa – evita a desidratação cutânea. Outro fator que contribui para a beleza da pele é a presença das vitaminas A, E, D e C, bastante conhecidas por reduzirem manchas, rugas e flacidez.

Leite
Responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o colágeno se beneficia dos aminoácidos e das proteínas encontradas no leite. Juntos, os dois componentes têm ainda efeito calmante e anti-inflamatório, auxiliando no combate à acne, à rosácea e a manchas.

Uva
Fonte de vitamina C, flavonoides e antioxidantes, a uva é um poderoso alimento anti-idade. A fruta protege o organismo contra os radicais livres e estimula a renovação celular da pele, prevenindo o surgimento de acnes e auxiliando na cicatrização das já formadas. Também tem o poder de hidratar e revigorar, além de promover o rejuvenescimento, especialmente se for combinado à argila branca em máscaras.

Fonte:beleza.terra.com.br

Jaqueline Alves

Graduada em Ciências Sociais e Engenheira Ambiental. Especialista em Direito Ambiental; Direito Municipal; Gestão Pública; Engenharia e Segurança do Trabalho; MBA em Petróleo e Gás e Auditoria Ambiental

Artigos relacionados

Deixe um comentário